Secretaria de Saúde tem programação especial para campanha Outubro Rosa e Novembro Azul

Promovido pela Secretaria municipal de Saúde de Bom Jesus do Tocantins - TO, o evento "Outubro Rosa e Novembro Azul", que tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a prevenção do Câncer de Mama e os homens para prevenção do câncer de próstata, foi realizado nesta quarta-feira, 21, na Unidade Básica de Saúde Joana Maria, no Setor Pedra Branca.

Contando com a presença de um grande numero de homens e mulheres, na oportunidade, o médico do município, Renan, ministrou uma palestra voltada aos tema Menopousa: período da vida das mulheres, data que marca a última menstruação - ela ocorre, em média, entre 48 e 51 anos de idade, devido à interrupção da produção dos hormônios femininos pelos ovários, para o público masculino, o médico discorreu sobre a Andropausa: é um tipo de hipogonadismo, ou queda do hormônio masculino pelos testículos, e quando essa queda é acentuada, é um fenômeno conhecido como Andropausa. A testosterona sérica apresenta um declínio gradual e progressivo com o envelhecimento.

Exames

O Secretário municipal de Saúde de Bom Jesus do Tocantins, Rui Moura, evidenciou em sua fala, seu empenho e preocupação, como também da secretaria municipal, com a saúde da população Bonjesuína. Em razão do Novembro Azul, o Rui parabenizou os homens do município, que em grande numero realizaram o exames da próstota, o exame de PSA, que tem como principais funções verificar a presença de um câncer de próstata e o andamento da doença, mas também é um marcador comum para outras doenças da próstata, como a prostatite e lesões no geral, ofertados pela secretaria "Foi uma inédita em nosso município, começamos com os exames na zona rural, com iniciativa do agente de saúde, Josimar, depois aqui na cidade, no total realizamos 160 exames de prevenção do câncer de próstota", comemorou o secretário. Para as mulheres de Bom Jesus, a secretaria está realizando, através da Carreta Sesc Saúde Mulher, exames de mamografia realizados na capital Palmas.

Representando o Prefeito Paulo Hernandes, que não pôde está presente devido a conflito em sua agenda, a Primeira Dama, Andréa Vasconcelos, compareceu e parabenizou os servidores da secretaria e agradeceu a presença dos participantes da ação. Ao final foi servido um delicioso lanche aos participantes.

Outubro Rosa

Campanha Outubro Rosa - Conscientização sobre o Câncer de Mama O mês de outubro é o mês do combate ao câncer de mama, por isso campanhas são criadas com intuito de conscientizar as mulheres a procurarem um médico ou posto de saúde e tirar suas dúvidas em relação a esse caso que vem sendo mais comum entre as mulheres, Outubro Rosa, não deixe a sua saúde passar em branco. Outubro já é considerado o mês de combate ao câncer de mama, e todo país abraça essa causa que tenta abrir os olhos das mulheres de nosso Brasil para que as mesmas se auto examinem e também procurem um médico responsável para fazer a mamografia.

Novembro Azul

Conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata

No Brasil, doença é uma das principais causas de mortes entre os homens, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

Fotos do evento: