Secretaria de Saúde promove encontro Saúde do Homem

Com o objetivo de ampliar a presença de homens nos serviços de saúde, com ênfase na atenção básica, facilitando a adesão crescente masculina às ações e aos serviços existentes, a Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus do Tocantins, promoveu nesta terça-feira, (22), o encontro "SAÚDE DO HOMEM BONJESUÍNO", realizado no auditório da Unidade Básica de Saúde Joana Maria, Setor Pedra Branca.

Tendo em vista que é de responsabilidade da atenção primária, pela ótica da Unidade Básica de Saúde, implementar ações que sejam voltadas ao atendimento às demandas masculinas, onde o município possui uma população considerável de homens, que na faixa de 20 a 59 anos são 1.234, estimada pelo IBGE/2010, pouco procuram os serviços de saúde, busca-se por meio da implantação da Politica Nacional da Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), atender a necessidade do homem Bomjesuino no que diz respeito à prevenção de doenças e promoção da saúde.

Coordenada pela Enfermeira do município, Andreya Vanderlei, a Estratégia de Saúde da família é composta por uma equipe multidisciplinar: Agentes Comunitários de Saúde, enfermeiras, médicos, odontóloga, farmacêutico e fisioterapeuta.

Neste último encontro, o fisioterapeuta da equipe, Ricardo do Vale, ministrou uma palestra que discorreu sobre o tema: Disfunção Sexual e Erétil.

• Reorganizaras ações de saúde, através de uma proposta inclusiva, na qual

os homens considerem os serviços de saúde também como espaços

masculinos;

• Estimular, na população masculina, através da informação,educação e comunicação, o autocuidado com sua própria saúde;

• Fortalecer a assistência básica no cuidado com o homem, facilitando e

garantindo o acesso e a qualidade da atenção necessária ao enfrentamento dos fatores de risco das doenças e dos agravos à saúde;

• Executar ações de promoção da saúde e prevenção de acidentes;

• Entender a Saúde do Homem como um conjunto de ações de promoção,prevenção, assistência e recuperação da saúde, executado nos diferentes

níveis de atenção.

Atendimentos/Encontros

Ocorrem todas as terças-feira, a partir da 19h, nas Unidades Básicas de Saúde (Intercalando entre a UBS Joana Maria e UBS Francisco Rocha), confira o calendário nas UBS.

Confira algumas fotos do encontro: